Inovar

Criar

Inspirar

Sensibilizar

Educar

“Não importa com qual projeto esteja envolvido, se é de Educação, Científico, Ambiental, de Aventura ou Recreação na Natureza. O caminho para um mundo mais saudável pede a integração de tudo isso e o comprometimento de todos nós.”

 

Dra Clau considera-se uma constante aprendiz. E como uma grande entusiasta do aprendizado, sempre está nas escolas, nos eventos científicos ou educacionais, em instituições privadas ou públicas para compartilhar experiências, aprendizados, atividades, dicas, estratégias de comunicação e popularização da ciência, com destaque para a ciência antártica, botânica e ambientes aquáticos. É neste ambiente que a Dra. Clau sente-se cumprindo sua missão, contribuindo para um mundo mais saudável, através da ciência e educação.

Logo abaixo você irá acessar um menu de cursos, palestras, oficinas, assessoria, consultoria e projetos ofertados pela Dra. Clau. Os temas listados são sugestões e podem ser adequados e/ou elaborados de acordo com as demandas da instituição, empresas, professores, alunos e demais participantes.

Todos os serviços prestados pela Dra. Clau são certificados pela sua empresa:

Lizieri Educação, Ciência e Ambiente Ltda.

CNPJ 41.611.059/0001-01 

Av. Januário Santana do Carmo, 495, sala B, Parque das Américas, CEP 78 240-000, Porto Esperidão – MT 

Para solicitar serviços e tirar dúvidas, envie um e-mail para c.lizieri@gmail.com ou entre em contato pelo Tel: (031) 975724960.

Será um prazer atendê-lo!

Dra. Clau desenvolveu uma grande parte de seu trabalho para popularização da ciência como ação voluntária e continuará mantendo uma agenda para realização de suas atividades sem fins lucrativos voltadas para professores, alunos e escolas da rede pública. Para agendar sua escola envie um e-mail para c.lizieri@gmail.com. No entanto, entenda que por receber vários pedidos, ela pode não conseguir atender sua solicitação imediatamente.

Palestras e Cursos

Dos gigantes animais marinhos às minúsculas criaturas terrestres da Antártica (palestra sugerida para o ensino fundamental).
Esta conversa com alunos do ensino fundamental, tem como objetivo construir uma percepção da complexidade da biodiversidade antártica, que é composta além dos grandes mamíferos e os fantásticos pinguins, também por uma comunidade microbiológica e microflora riquíssima, com papel crucial para a manutenção dos ecossistemas antárticos. Fazemos um apanhado geral sobre as características ambientais do continente e caracterizamos a biodiversidade, passando pelos desafios presentes e futuros que esta biodiversidade tem enfrentado.

Conversando com cientistas polares: relatos de experiência na Antártica (palestra sugerida para o ensino fundamental e médio)
Uma exposição breve sobre o continente gelado do hemisfério Sul é feita e logo abrimos um espaço para bater papo com a pesquisadora, no formato de entrevista. São estimuladas perguntas sobre a rotina de um pesquisador na Antártica, a exemplo, como chegamos na Antártica, onde dormimos, o que comemos, quais as pesquisas realizadas, com objetivo de estimular o senso de aventura, ciência, trabalho coletivo e perseverança nos alunos.

Palestras e/ou cursos de curta duração (4h00 – 8h:00). Sugeridos para eventos científicos, educacionais e políticas de gestão

Antártica e os impactos transfronteiriços causados pela alteração do clima da Terra
Os efeitos das alterações do clima da Terra tornaram-se centro das discussões governamentais, científicas e empresariais devido ao impacto direto sobre a humanidade. Os polos da Terra, Antártica e o Ártico, caracterizados pela cobertura de gelo sobre sua superfície, são considerados os principais termômetros para medidas de tais efeitos climáticos. Nesta atividade é feita uma abordagem sobre os eventos atuais percebidos na Antártica, provenientes do aquecimento do clima e traz uma relação transfronteiriça sobre as comunidades aquáticas dos polos aos trópicos diante do cenário ambiental global.

A importância do biólogo para as ciências antárticas
Nesta palestra é feita uma abordagem geral sobre as características ambientais da Antártica e traz relatos das diversas pesquisas e produção científica conduzidas por biólogos no continente. A palestra tem como objetivo estimular, incentivar e valorizar a profissão do biólogo frente aos temas emergenciais globais conduzidos pela comunidade acadêmica, científica e governamental.

Vegetação Antártica no limite do regime de luz, temperatura e mudança climática
Já parou para pensar se há e como é a vegetação na Antártica, onde temperaturas negativas alcançam até -89 °C e ventos de até 320km/h? Nesta palestra são abordadas as características gerais da vegetação na Antártica, passando pela fisiologia, anatomia e morfologia dos vegetais. Adicionalmente, são discutidas as questões ambientais, mudanças do clima e a relação com a vegetação.

Ecologia e monitoramento de cianobactérias e lagos antárticos
O continente gelado tem 98% da sua superfície coberta por gelo e neve. A pequena parte livre de gelo no continente é composta por pequenos lagos rasos formados a partir de água de degelo, com características físico-químicas bastante dinâmicas devido à dinamicidade intrínseca do continente. Esses lagos são dominados pela comunidade microbiana, na maioria, cianobactérias. Nesta palestra são compartilhados dados sobre a caracterização dos lagos antárticos, composição da comunidade de cianobactéria e uma discussão sobre o que dirige a distribuição de espécies de cianobactérias nesses ambientes.

Biologia nos extremos: relatos de experiências científicas na Antártica
Após participar de expedições de campo na Antártica junto ao Programa Antártico Brasileiro, Programa Antártico da Nova Zelândia e parceria com o Programa Antártico dos Estados Unidos, amostrando ambientes como os Dry Valleys – “O deserto antártico”, McMurdo Ice Shelf, geleiras e regiões peninsulares, muitas experiências são compartilhadas nesta palestra com o objetivo de divulgar as áreas da ciência biológica atuadas na Antártica e incentivar meninos e meninas a romper barreiras geográficas em busca do conhecimento e facilitar o acesso à ciência antártica, como perspectiva futura e motivação profissional. 

Inovações para o uso de alga na biotecnologia 
O termo “alga” inclui os organismos fotossintetizantes que possuem pouca ou nenhuma diferenciação de tecidos celulares ou órgãos, abrangendo desde organismos microscópicos como os Kelps marinhos até organismos microscópicos como a microalga do gênero Chlorella. Nesta atividade é dado um enfoque para as microalgas devido ao alto potencial desses organismos para aplicação em processos biotecnológicos. Microalgas são fontes inovadoras para a agricultura, indústria alimentícia, farmacêutica, setor energético e meio ambiente. Aqui vamos trazer exemplos e potenciais para aplicação desta biotecnologia no Brasil, a partir de exemplos adquiridos no exterior. 

Fitorremediação por plantas aquáticas: potenciais para a mitigação dos recursos hídricos poluídos.  
Fitorremediação é uma ecotecnologia que utiliza plantas para remediar ambientes terrestres e aquáticos poluídos. Esta técnica é promissora por ser ecologica e economicamente viável com resultados eficazes para a saúde ambiental e, consequentemente, para a adequação ambiental de empresas potencialmente poluidoras.  Aqui vamos discutir conceitos, identificar os potenciais da técnica, indicar os sistemas vegetais testados, trazendo diversos exemplos de aplicação.

Mulheres na ciência e em campo: peculiaridades, desafios e potenciais
Ser uma entusiasta da natureza, do trabalho de campo, com experiência de acampamento em ambientes extremos e em vários trabalhos sendo a única mulher na equipe, me proporcionaram o conhecimento e vivência sobre os desafios e potenciais para as mulheres e meninas na ciência, em especial, na ciência em campo. É sobre essa temática que vamos conversar.

Oficinas

Oficina 1. Antártica: como os temas polares podem contribuir para o plano de ensino do professor?

A Antártica é um ambiente que desperta fascínio, curiosidade, sentimento de exploração e aventura. Essas características do continente gelado podem ser consideradas uma ótima estratégia de ensino, facilitando o despertar dos alunos para conteúdos educativos e científicos. Nesta oficina será trabalhado o entrosamento entre a ciência antártica e a educação de maneira a identificar como os temas da ciência antártica são ferramentas atraentes para subsidiar professores, das diversas áreas do ensino, na alfabetização científica, com enfoque à Antártica. A introdução de temas antárticos como objeto de ensino em sala de aula, além de fomentar o conteúdo didático, prepara a futura geração para atuar como protagonista em discussões e atuações sobre o destino da Antártica.

Oficina 2. Comunicação e Popularização da ciência: desafios e oportunidades para o plano de ensino

Nesta oficina, inicialmente fazemos uma contextualização dos conceitos, comunicação científica e popularização da ciência. No segundo momento, discutimos as oportunidades e desafios da comunicação científica no ensino básico. E no terceiro momento, são realizadas atividades e exercícios para desenvolver estas habilidades.

Oficina 3. Ciência em casa para pais, filhos e professores 

Podemos ver a ciência na mesa do café da manhã? No jantar? Ao escovarmos os dentes? Ao cozinhar o arroz? Sim, podemos! E em muitas outras atividades rotineiras. A ciência molda a nossa experiência de vida. Ela está presente rotineiramente em nossa casa. E não, necessariamente, precisamos ser um cientista de formação para obter este conhecimento. Podemos praticar verdadeiros experimentos científicos em casa e até mesmo uma super descoberta entre pais e filhos, avós e netos, coleguinhas em uma tarde de brincadeira.  A ciência pode ser divertida e cheia de aventura! Nesta oficina vamos descobrir essas oportunidades e como fazer disso nossa contribuição para uma mentalidade científica questionadora, livre e autêntica.

Obs. Outras oficinas envolvendo a ciência, educação e ambiente poderão ser elaboradas para adequação da demanda das escolas e outras instituições de ensino e ciência.

Projetos e Roteiros

Roteiros para acampamentos científicos-pedagógicos

Os roteiros de acampamento científico-pedagógico, é um programa de acampamento baseado na ciência em campo, com diversão e aprendizado, ofertado para as séries do ensino fundamental e médio. Foi pensado para inspirar os alunos a crescerem academicamente, socialmente, individualmente e culturalmente, usando experiências práticas, fora da escola, destinadas à alimentar a paixão pela ciência e pelo aprendizado. Este projeto promoverá atividades ao ar livre como caminhadas, investigações e experiências em campo. O programa ajudará a promover a compreensão da diversidade da ciência e do impacto da ciência na cultura humana e no meio ambiente.

Os projetos científicos-pedagógicos  buscam:

  • Oferecer oportunidades para que os alunos desenvolvam consciência, interesse e paixão pelas ciências.
  • Promover o pensamento crítico e criativo.
  • Implementar atividades que proporcionem colaboração e aprendizagem cooperativa entre a ciência e educação.
  • Construir autoestima, confiança e liderança nas áreas da ciência e educação.
  • Promover atividades ao ar livre e estabelecer conexão com a natureza. 
  • Ajudar os alunos a desenvolverem respeito por si mesmos, pelos colegas, pela comunidade e pelo meio ambiente, por meio de exercícios em equipe.
  • Integrar as áreas acadêmicas ao programa de ciências escolares.
  • Desenvolver habilidades em observar, registrar, analisar e apresentar.
  • Oferecer aos alunos um currículo de ciências acelerado.
  • Promover carreiras científicas para todas as culturas.
  • Promover a compreensão da diversidade da ciência e do impacto da ciência na cultura humana e no meio ambiente.
  • Preparar os alunos para atender às necessidades de um mundo em constante mudança.
  • Promover o envolvimento da comunidade, a cidadania global e a gestão do meio ambiente.

Assessoria

O trabalho de assessoria é ofertado às instituições públicas ou privadas, empresa ou departamentos, para pessoas físicas ou jurídicas, que tenham os temas Educação, Ciência e Ambiente como centro de interesse, discussão, adequação, desenvolvimento, produção  de atividades e gestão.

Abaixo, estão descritas as áreas que a empresa da Dra. Clau está apta para atuar e prestar seus serviços de assessoria e consultoria. 

  1. Desenvolvimento de Programas Científicos
  2. Desenvolvimento de Programas Educacionais
  3. Projetos de Formação Complementar
  4. Projetos para implantação da Popularização da Ciência e Ciência Cidadã
  5. Programas para Monitoramento Ambiental
  6. Estudos de Impactos Ambientais (EIA/RIMA)
  7. Plano de Manejo Florestal
  8. Programas de Educação Ambiental
  9. Programas para Desenvolvimento do Ecoturismo e Turismo Científico
  10. Adequação Ambiental para o Turismo
  11. Eventos para fortalecimento da  atuação de Meninas e Mulheres na Ciência e em Campo
  12.  Estratégias e dinâmicas de trabalho em equipe, em campo e em ambientes remotos

Contato com a Dr.ª Clau

    Minhas redes sociais, nos encontramos também por lá!