Educação Polar
“Desejo que você, o professor, a professora, os educadores, nas suas diversas formas de atuação, possam utilizar esta página como fonte de inspiração para introduzir as ciências polares aos seus alunos. Em especial, facilitar o acesso ao conhecimento das ciências antárticas e fazer conhecer a contribuição do Brasil para produção deste conhecimento. Nesta página, você encontrará conteúdos, atividades e exercícios educativos sugeridos como recursos para introduzir os temas polares no plano de aula e/ou em atividades extracurriculares, de maneira a inovar e enriquecer os meios de ensino e contribuir para a alfabetização científica com enfoque na Antártica. Atuando juntos, nós pesquisadores e educadores, contribuiremos para a formação de uma geração de jovens engajados e interessados pela ciência e a Antártica, este continente tão singular e com forte influência planetária” (Dra. Clau Lizieri)
A Antártica é um ambiente que desperta fascínio, curiosidade, sentimento de exploração e aventura. Um conjunto de características que forma uma ferramenta atraente para despertar interesse pela ciência e atenção para o ensino em sala de aula e demais ambientes.
A introdução de temas antárticos como objeto de ensino, possibilita a expansão do conhecimento das diversas áreas da ciência, da tecnologia e prepara a futura geração para atuar como protagonista em discussões e atuações sobre o destino deste continente. No entanto, os desafios para introduzir esta prática se encontram, principalmente, na limitação da disponibilidade de materias didáticos contendo temas polares como foco de aprendizagem e na alfabetização polar de professores e demais educadores para discorrer sobre tais temas.
São diversas as maneiras que podemos trabalhar assuntos polares em sala aula como auxiliares do ensino, fonte de divulgação científica e formação de uma mentalidade voltada para a conservação dos polos da Terra.
Vamos ver alguns exemplos para os temas antárticos!
Na matemática
Que tal direcionar seus alunos para investigar:
- A distância do Brasil, da cidade dos alunos, da sala de aula, onde estão reunidos para o continente antártico, as estações de pesquisas, em especial a base brasileira EACF (Estação Antártica Comandante Ferraz);
- A velocidade dos ventos;
- As temperaturas neste ambiente tão hostil;
- Unidades de medidas (nós/km/milhas náuticas.
Na história
A história de descoberta do polo sul, as aventuras e desafios enfrentados pelos primeiros exploradores são fascinantes.
Não seria espetacular ver seus alunos investigando, contando ou encenando sobre:
- A descoberta da Antártica;
- Os fatores ou eventos que influenciaram a conexão dos exploradores com o continente branco;
- O envolvimento do Brasil na região antártica;
- Os países que reivindicaram a Antártica como parte territorial;
- A existência de um Tratado para proteger a biodiversidade e os ecossistemas antárticos.
Na biologia
Como é a vida e as formas de vida no continente mais isolado do planeta, onde “há dias em que o sol não nasce e dias em que o sol não se põe” e as temperaturas negativas são congelantes? Seus alunos ficarão curiosos para:
- Conhecer a flora e fauna da Antártica;
- Identificar os ecossistemas terrestres e marinhos do continente gelado;
- Conhecer o processo migratório dos animais antárticos;
- Investigar os aspectos e potenciais impactos, incluindo os efeitos da alteração do clima da Terra, sobre este ambiente e sua biodiversidade.
Na tecnologia
As condições meteorológicas na Antártica impõem o uso de tecnologia especial para realização de atividades no continente, sejam elas na pesquisa, logística e/ou estrutura. Você pode levar seus alunos ao acesso às tecnologias de última geração, às ciências e engenharias envolvidas na produção de tecnologia e a pensar sobre os desafios futuros, dirigindo-os para investigar:
- A tecnologia usada na construção da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)
- Os meios de transporte e execução das expedições realizadas pelo PRONTAR (Programa Antártico Brasileiro) destacando as condições difíceis que os navios, aviões e as equipes enfrentam viajando nas águas e atmosfera do sul.
- Conhecer a tecnologia usada na pesquisa por cientistas brasileiros e internacionais.
Na disciplina de Língua Portuguesa
Acesse o arquivo abaixo, contendo uma série de exercícios para trabalhar a Língua Portuguesa, elaborados a partir de uma reportagem com a Dra. Clau. O material foi preparado pela Editora Positivo e é um ótimo exemplo sobre como podemos introduzir as ciências antárticas nas diversas disciplinas da educação básica.
Veja também esses materiais:
Entrevista com a Dra. Clau Lizieri para o Jornal infanto juvenil Joca do estado de São Paulo
Webinário: Comunicação e popularização da ciência: desafio e oportunidades para o plano de ensino
Mais sugestões!
Você pode também sugerir uma atividade multidisciplinar junto aos seus colegas profissionais e executar uma feira, uma exposição antártica na sua instituição, onde seus alunos serão os protagonistas na transmissão do conhecimento polar.
As imagens abaixo representam um momento de muita troca de conhecimento, diversão e arte durante o evento “Trazendo a Antártica para o UniBH” realizado pela Dra. Clau com seus alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.